Implantar centros de treinamento, incentivar a pesquisa e promover eventos sobre o futebol e o futsal. Este é objetivo do Programa Academia & Futebol, iniciativa do Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que irá receber investimento de R$ 275.625,29 para o desenvolvimento de suas ações.
O recurso foi obtido por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) oriundo da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, ligada ao Ministério da Cidadania. A liberação dos recursos deve ocorrer em duas etapas, com previsão da primeira parcela para este mês de junho e a segunda, para fevereiro de 2021.
Após a liberação do recurso, cinco profissionais serão contratados e as atividades previstas serão iniciadas, podendo atender até 300 jovens atletas.
“Trabalhamos com pesquisa e buscamos recursos para poder atender a sociedade principalmente os mais vulneráveis. Está é uma das principais atribuições dos professores pesquisadores do IFMS”, explica o professor Pablo Salomão, responsável pelo projeto.
Esse projeto vai alcançar não só os alunos do Instituto, mas a comunidade em geral, inclusive indígenas. O recurso deve ser utilizado, ainda, para a aquisição de equipamentos para montagem de uma academia de ginástica e um sistema de análise de imagem.
Pesquisa – O Programa Academia & Futebol deve funcionar a partir da instalação de um centro de desenvolvimento do futebol no IFMS, com três núcleos de treinamento.
Além de promover treinamentos nas modalidades de futebol e futsal para jovens que cursam o ensino médio, o programa vai formar equipes para participação em jogos estudantis e promover festivais que irão envolver toda a comunidade.
Estão previstos ainda a realização de um seminário sobre o programa e o incentivo à produção científica.
“Além dos dados que poderão ser obtidos no próprio centro de treinamento a ser implantado, teremos uma parceria com o Projeto Medalha, coordenado no Campus Campo Grande pelo professor Fabrício Ravagnani”, explica o professor Pablo.
No projeto, consta também a realização de um workshop pedagógico e científico, que deve ocorrer durante a Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Aquidauana, prevista para outubro de 2020.
A proposta é apresentar modelos e tipos de pesquisas possíveis sobre o tema e criar oportunidades para que pesquisadores da instituição e região possam socializar suas intenções, pesquisas e projetos na área.
*Texto com informações da Assessoria de Imprensa do IFMS.
Por – Opantaneiro