
Por Paulo Abílio
Os adolescentes de 10 a 14 anos, integrantes dos projetos sociais, foram recebidos por autoridades civis e militares, que compuseram o dispositivo de honra, como o comandante do Corpo de Bombeiros de Jardim
Um misto de ansiedade, nervosismo e emoção marcou a solenidade de graduação da 19ª Turma de Bombeiros do Amanhã e a 12ª Turma de Patrulha Florestinha, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Nossa Gente, ligado à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Jardim, realizada na tarde desta quarta-feira (28), no ginásio de esportes da referida instituição, na Vila Carolina.
Os adolescentes de 10 a 14 anos, integrantes dos projetos sociais, foram recebidos por autoridades civis e militares, que compuseram o dispositivo de honra, como o comandante do Corpo de Bombeiros de Jardim, Major Fernando de Almeida Carminati; o comandante da 4ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada de Jardim, Major Marcelo Hissanaga; Subtenente Taylor Barbosa de Melo, neste ato representando o comandante da Policia Militar Ambiental de Jardim, Tenente Abraão Elias de Oliveira, e a professora Vera Lúcia Mariano Mendonça, representando a secretária Municipal de Assistência Social, Rosineide Maciel da Silva.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda Municipal Cabral, foi a vez dos agraciados do Projeto Patrulha Mirim ocuparem os lugares nos dispositivos, ocasião em que foram promovidos 15 alunos à Tenente Patrulheiro, Sargento Patrulheiro, Cabo Patrulheiro e Patrulheiro Primeira Classe. Do Projeto Bombeiros do Amanhã, 17 alunos receberam a promoção de 2º Sargento Bombeiro, 3º Sargento Bombeiro, Cabo Bombeiro e Soldado de Primeira Classe Bombeiro. Todos por Disciplina aplicada e atingimento das metas em 2018.
Representando suas turmas, sete adolescentes foram escolhidos para receberem simbolicamente, os certificados de conclusão de ano, entregues pelas autoridades presentes. Em seguida, os pais e responsáveis foram convidados para que pudessem fazer o mesmo, junto aos filhos, oportunidade em que foram bastante cumprimentados pelo bom comportamento e atitude, promovidos pelos projetos sociais.
Para a coordenadora do SCFV Nossa gente, professora Kleziane Andréa de Moraes, “2018 foi um ano de desafios, porém cumpridos com determinação e colaboração de todos os envolvidos, como adolescentes, familiares, equipe de trabalho, secretaria de Assistência Social e o próprio Executivo Municipal, que não mediram esforços para a realização de um trabalho que só vem mudando a vida dos Florestinhas e Bombeirinhos, como são conhecidas as nossas crianças”, destacou.
Agradecendo a confiança em seus trabalhos, os monitores militares, 2º Sargento Jair Cuevas (Bombeiros do Amanhã) e o 3º Sargento Nisroque Soares (Patrulha Florestinha), enfatizaram que estes projetos sociais são muito mais do que apenas aprender noções de primeiros socorros ou proteção ao meio ambiente. “Neste ano de 2018, estes 70 meninos e meninas convivem com a filosofia das duas corporações e aprendem lições de cidadania para toda vida, marcham para a vida com passos firmes, olhar direcionados, e com postura de cidadãos fazem a diferença no seu meio. Nos sentimos honrados em fazer parte da vida de cada um deles, pois sabemos que o mundo hoje tem oferecido inúmeros caminhos, alguns bons, outros ruins, e nós temos a missão de orientar e mostrar o que é melhor para o futuro”, disseram os militares.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo Nossa Gente funciona nos períodos matutino e vespertino e tem como objetivo receber crianças e adolescentes de maior vulnerabilidade social. Eles permanecem estudando nos horários normais, frequentando o projeto no contra turno escolar. (Acompanhe a galeria de fotos abaixo:)