“Olha os pintados aqui. Tudo morrendo”, disse um leitor que encaminhou as imagens de cardume agonizando à redação. Em razão da seca severa dos últimos meses, o nível do Rio Paraguai está baixo com bancos de areia, causando a morte dos peixes. Nos últimos dias, pescadores e piloteiros de Porto Murtinho, distante 439 quilômetros de Campo Grande, fizeram imagens do problema. Eles tentam salvar os cardumes, fazendo o que podem.
O tenente Antônio Rondon da Silva, comandante da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Porto Murtinho, disse que tem conhecimento da situação, mas a região onde os peixes estão agonizando fica à margem direita do rio, no território do Paraguai, na província de San Alberto. “No lado brasileiro ainda não chegou notícia dessa situação. No Paraguai não dá para operarmos”, destacou.
Para tentar salvar os peixes, pescadores e piloteiros uniram forças fazendo “valetas de oxigênio”. “Abrindo o canalzinho para o peixe respirar um pouco. Entrar água limpa para ele respirar. Mostra lá onde os peixes estão boiando”, disse morador enquanto abria canal com uma enxada.
No fim do mês passado, a navegação de transporte de cargas no Rio Paraguai foi totalmente interrompida em Mato Grosso do Sul por causa do nível baixo. A Adecon (Agência de Desenvolvimento Sustentável das Hidrovias e dos Corredores de Exportação) havia alertado em julho sobre a possibilidade das interrupções e pedido a realização de dragagem com “máxima urgência”. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS