Apesar da fumaça das queimadas, Maycon Zanata, fotógrafo profissional, conseguiu registrar imagem do “cometa do século”, o C/2023 A3, após 11 dias tentando em Fátima do Sul, cidade 239 kms distante de Campo Grande. O registro foi feito às 4h23 da manhã, nesta sexta-feira (27). No Estado, o artista foi um dos primeiros a registrar o momento raro.
De acordo com Maycon, o cometa está surgindo aproximadamente às 3h54 da madrugada todos os dias na direção leste, bem onde o Sol nasce, e desaparece aproximadamente às 4h48, pois o céu na preparação para o amanhecer. Ele conta que desta vez acordou às 3h da manhã durante 11 dias para tentar tirar a foto.
“Foi uma satisfação enorme conseguir a foto. Já faziam duas semanas que eu estava tentando, acordando todos os dias de madrugada, andando distante da cidade até encontrar um lugar adequado, mas infelizmente por conta da poluição atmosférica das fumaças, não estava dando certo, a fumaça impede a visualização do cometa”, conta Maycon.
O cometa entrou na atmosfera no dia 15 de setembro, mas a maior aproximação será de cerca de 71 milhões de quilômetros, na noite de 12 de outubro.
O fotógrafo, que descreve o momento como um misto de sorte e persistência, já trabalha registrando momentos raros da natureza brasileira e divulgou a foto na manhã de sexta-feira no instagram @maycon.zanata, junto com suas outras obras. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS