Divulgação

Equipe da secretaria de saúde de Ponta Porã combate o tabagismo também áreas rurais
No dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, a prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de saúde esteve presente no Distrito de Cabeceira do Apa. A equipe de vigilância epidemiológica, coordenada por Sonaira Albuquerque esteve nesta quinta-feira no Apa para realizar palestras e orientações no combate ao tabagismo.
A enfermeira responsável pelo combate ao tabagismo, Clara Tushida, informou que nesta primeira etapa na Cabeceira do Apa, cerca de 16 pessoas receberam orientações, acompanhamentos e encaminhamentos para algum paciente que necessitar de atendimento por doenças causadas pelo tabagismo.
“Essa é uma primeira etapa aqui na Cabeceira do Apa. Na primeira quinzena de setembro, teremos a segunda etapa e acredito que o número de pessoas atendidas será ainda maior. Já atendemos em outras áreas da zona rural, assentamentos e chegamos aqui no Apa com o programa Saúde Mais Perto de Você, com as carretas da saúde”, declarou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Sonaira Albuquerque.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.
A campanha nacional deste a ano lembra que o tabagismo tem um impacto social, pois afeta a família e demais pessoas no entorno do fumante, e também econômico, pois gera gastos com tratamento de doenças, que podem provocar afastamentos e interrupções na vida profissional. O cigarro contém cerca 4.720 substâncias tóxicas , das quais 50 são cancerígenas.