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Lei: Dia do Repórter Fotográfico é instituído em MS

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Lei foi proposta pelo deputado Marcio Fernandes _ Foto: Luciana Nassar/Arquivo Alems

Fernanda Kintschner

O Calendário Oficial de Mato Grosso do Sul ganha a partir desta terça-feira (17) o Dia Estadual do Repórter Fotográfico, a ser comemorado anualmente no dia 2 de setembro.

A data foi proposta pelo deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) e será dedicada à realização de eventos culturais e educativos em alusão à profissão, inclusive com homenagens aos profissionais da área.

A comemoração se dará por força da Lei 5.880/2022, publicada hoje no Diário Oficial do Estado – confira a publicação na íntegra aqui. A Assembleia Legislativa lançou uma consolidação de leis que versam sobre datas e eventos – reveja aqui.

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Neste fim de semana, os pré-candidatos a deputados federais e estaduais do União Brasil pelo Mato Grosso do Sul participaram de um workshop político que incluiu os temas media training e mídias sociais. O evento foi realizado no auditório do Novotel, em Campo Grande (MS), na sexta-feira (24) e no sábado (25). A iniciativa foi da presidente estadual do União Brasil-MS, senadora Soraya Thronicke, que acredita ser importante essa capacitação para a campanha eleitoral deste ano. A parlamentar abriu o evento na noite de sexta-feira reforçando que os dois temas são essenciais na campanha política atual. “Sei que os nossos pré-candidatos precisam dessas ferramentas para terem um bom desempenho nas eleições deste ano. Por isso, estou verificando a possibilidade de disponibilizar novos treinamentos nesse sentido para os próximos meses”, informou. Na noite de sexta-feira, a media training Stela Marys abordou sobre o posicionamento do candidato, construção da persona, discursos, argumentações e erros que os candidatos cometem nas redes sociais. A fala de abertura da senadora foi citada como um bom exemplo, pois teve os pontos essenciais para um candidato, como posicionamento, convicção e argumentação. “A senadora foi muito feliz ao falar sobre como a política é muito difícil e que o político precisa se ajustar a certas coisas para ir além. O trabalho do media training é preparar os pré-candidatos a se relacionarem com o público externo, principalmente com a imprensa. Buscamos aperfeiçoar a capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja na hora das entrevistas, em eventos ou em encontros de relacionamento”, detalhou Stela Marys. Já na tarde de sábado, o jornalista Lucas Pimenta realizou uma aula sobre “Não Fazer Política nas Redes Sociais”, citando exemplos do que não fazer nas mídis sociais e os que dão certo para uma narrativa do candidato na Internet. “Geralmente, política e redes sociais são coisas que não combinam. A política nas redes sociais é muito chata, os políticos para tentarem construir uma imagem política esquecem que as redes sociais são entretenimento e emoção”, comentou. Além dos pré-candidatos, assessores também puderam participar da ação, como Elaine Silva, que trabalha com o pré-candidato a deputado estadual Roberto Hashioka. “Campanha política nem sempre a gente tem suporte e apoio, então, quando a gente recebe isso é gratificante, você se sente apoiado, se sente como parte disso”, relatou. (Assessoria de Imprensa Senadora Soraya Thronicke).

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