Geral

Macaco-prego nasce em meio às cinzas do Pantanal e recebe o nome de Fênix

Macaco-prego, que nasceu em meio às cinzas das queimadas do Pantanal, foi resgatado com três dias de vida, na última sexta-feira (13), em Miranda, região do Salobra. Ele foi encontrado ainda com o cordão umbilical, rolando no chão.

Assim como o pássaro da mitologia grega, que ressurge das cinzas, o macaco recebeu o mesmo nome, Fênix.

A analista ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Mato Grosso do Sul, Fabiane Gonçalves, explica que o animal foi encontrado durante a Operação Arca de Noé, de resgate de fauna acometidas pelos incêndios no Pantanal.

“Durante esse trabalho de aporte nutricional em que estávamos levando alimentos para áreas muito incendiadas, a gente encontrou um filhote de macaco-prego, rolando nas cinzas e pedindo socorro, chorando, ainda com o cordão umbilical. Foi bem impactante, bem chocante, imediatamente prestamos os primeiros socorros, resgatou o animal e levou então para que a gente fizesse a estabilização dele”, ressaltou.

A ação contou com a ajuda do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), Ibama e PMA (Polícia Militar Ambiental) e foi levado ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, para reabilitação e, posteriormente, ser solto de volta na natureza. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Compartilhe
Desenvolvido por