27 de junho, segunda-feira, 2022
  • Cidades
    • Bela Vista
    • Jardim
  • Economia
  • Editais
  • Educação
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Jornal Online
Jornal Estado do Pantanal
  • Cidades
    • Bela Vista
    • Jardim
  • Economia
  • Editais
  • Educação
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Jornal Online
  • Login
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Jornal Estado do Pantanal
Inicio Brasil

Magnitude do Aquário do Pantanal vai muito além da estrutura física

Share on FacebookShare on Twitter

Portal MS

 

Capital será contemplada com o maior centro de difusão do conhecimento da biodiversidade pantaneira do país

Uma das obras mais esperadas pelos campo-grandenses, o Aquário do Pantanal, está prestes a se tornar realidade. Idealizado para ser o maior aquário de água doce do mundo, o empreendimento já nasceu grandioso desde o seu projeto arquitetônico, assinado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake, e promete ser referência mundial não apenas pela imponência da obra, mas principalmente pelo seu potencial científico.

“É importante ressaltar que o Aquário é um centro de estudos e pesquisas que tem na exposição dos peixes um ponto de apoio de sua sustentabilidade, e não o inverso. Trata-se de um empreendimento turis-científico da biodiversidade pantaneira que visa o desenvolvimento, preservação, divulgação e uso sustentável deste bioma”, explica o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Murilo Zauith.

A começar pelos promissores resultados obtidos pelo “Projeto Quarentena”, laboratório montado há quatro anos pelo governo para a manutenção das 189 espécies de peixes que habitarão os tanques, a tendência após a inauguração é incrementar esse banco de dados que já serve como base para consulta da comunidade científica nacional e internacional.

Pesquisas do laboratório do ‘Projeto Quarentena’, que há quatro anos abriga 189 espécies de peixes, têm atraído o interesse da comunidade científica nacional e internacional

“Temos o maior laboratório de peixes pantaneiros do mundo em que 49 espécies de peixes já se reproduziram, sendo sete registros inéditos no mundo e outros três documentados pela primeira vez no Brasil. Os resultados serão submetidos a publicações nacionais e internacionais. Também recebemos visitantes do exterior, alunos de pós-graduação e professores”, completa o biólogo Heriberto Gimênes Junior, coordenador técnico do Laboratório de Ictiologia da quarentena, que conta com técnicos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e profissionais da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect).

“Assumimos o Governo com o proposito de terminar todas as obras deixas por gestões anteriores e o aquário é uma delas. Só não conseguimos concluir essa ainda porque tínhamos uma questão jurídica; com o desembaraço vamos retomar com as licitações a partir de setembro e entregar o que a população merece em respeito ao dinheiro público empregado no projeto”, ressalta o governador Reinaldo Azambuja.

Outro projeto em andamento é a produção de um ‘Guia Ilustrado dos Peixes do Pantanal e Entorno’ pela equipe da quarentena em parceria com pesquisadores das universidades estadual e federal de Mato Grosso do Sul (UEMS e UFMS); instituições do Pará (Universidade Federal do Pará e Museu Paraense Emílio Goeldi); do Amazonas (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA) e São Paulo (Universidade Estadual Paulista – UNESP e Universidade de São Paulo – USP).

Premiação Internacional

E não é apenas o projeto quarentena que se destacou antes mesmo da conclusão do empreendimento. O projeto paisagístico do aquário, criado por uma equipe de professores, arquitetos e biólogas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foi premiado no 11º Seminário Internacional da USP (NUTAU), cujo tema foi Águas, projetos e tecnologias para o território sustentável.

Projeto paisagístico do Aquário foi elaborado por professores, arquitetos e biólogas da UFMS

O grupo de pesquisadores trabalhou junto com Rui Otake para integrar os sistemas em um projeto inédito de recriação da fauna pantaneira fora do seu habitat natural: “Esta é primeira experiência de um jardim com plantas do Pantanal. Temos as áreas alagadas, onde ocorrem certas vegetações como o Buriti; o chaco, área que tem vegetação parecida com o semiárido e um túnel composto de árvores que vivem na sombra”, explica a arquiteta, Eliane Guaraldo, professora de paisagismo e coordenadora da pós-graduação em Recursos Naturais da UFMS, membro da equipe responsável pelo paisagismo.

Retomada

Nas próximas semanas deverão ser publicados dois editais que marcam o início efetivo da retomada dos serviços. A primeira frente será de ‘Construção Civil’ com a finalização da cobertura metálica seguida da substituição de dez placas de vidros da cúpula. A próxima etapa será a conclusão das monocapas dos pórticos vermelhos e dos forros internos do auditório e da biblioteca. A previsão de conclusão das obras é até o fim de 2020.

Sobre o Aquário

Instalado no Parque das Nações Indígenas, principal cartão postal de Campo Grande, o centro de pesquisa contará com 32 tanques (24 internos e oito externos) da ictiofauna pantaneira (peixes e répteis), mais de 5,4 milhões de litros de água e um sistema de suporte à vida com condições reais do habitat. O objetivo é fazer do espaço um centro de referência em pesquisas e, para isso, o empreendimento também terá um museu interativo, biblioteca, auditório com capacidade para 250 pessoas, sala de exposição e laboratórios de pesquisa para estudantes, cientistas e pesquisadores.

Fotos: Edemir Rodrigues

+ RECENTES

Riedel e Tereza visitam São Gabriel e Nova Andradina para ouvir trabalhadores e pequenos produtores

Riedel e Tereza visitam São Gabriel e Nova Andradina para ouvir trabalhadores e pequenos produtores

por Da Redação
27 de junho de 2022
0

Continuando a agenda pelo interior do Estado, o pré-candidato do PSDB ao Governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel,...

Neste fim de semana, os pré-candidatos a deputados federais e estaduais do União Brasil pelo Mato Grosso do Sul participaram de um workshop político que incluiu os temas media training e mídias sociais. O evento foi realizado no auditório do Novotel, em Campo Grande (MS), na sexta-feira (24) e no sábado (25). A iniciativa foi da presidente estadual do União Brasil-MS, senadora Soraya Thronicke, que acredita ser importante essa capacitação para a campanha eleitoral deste ano.  A parlamentar abriu o evento na noite de sexta-feira reforçando que os dois temas são essenciais na campanha política atual. “Sei que os nossos pré-candidatos precisam dessas ferramentas para terem um bom desempenho nas eleições deste ano. Por isso, estou verificando a possibilidade de disponibilizar novos treinamentos nesse sentido para os próximos meses”, informou.  Na noite de sexta-feira, a media training Stela Marys abordou sobre o posicionamento do candidato, construção da persona, discursos, argumentações e erros que os candidatos cometem nas redes sociais. A fala de abertura da senadora foi citada como um bom exemplo, pois teve os pontos essenciais para um candidato, como posicionamento, convicção e argumentação.  “A senadora foi muito feliz ao falar sobre como a política é muito difícil e que o político precisa se ajustar a certas coisas para ir além. O trabalho do media training é preparar os pré-candidatos a se relacionarem com o público externo, principalmente com a imprensa. Buscamos aperfeiçoar a capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja na hora das entrevistas, em eventos ou em encontros de relacionamento”, detalhou Stela Marys.  Já na tarde de sábado, o jornalista Lucas Pimenta realizou uma aula sobre “Não Fazer Política nas Redes Sociais”, citando exemplos do que não fazer nas mídis sociais e os que dão certo para uma narrativa do candidato na Internet. “Geralmente, política e redes sociais são coisas que não combinam. A política nas redes sociais é muito chata, os políticos para tentarem construir uma imagem política esquecem que as redes sociais são entretenimento e emoção”, comentou.  Além dos pré-candidatos, assessores também puderam participar da ação, como Elaine Silva, que trabalha com o pré-candidato a deputado estadual Roberto Hashioka. “Campanha política nem sempre a gente tem suporte e apoio, então, quando a gente recebe isso é gratificante, você se sente apoiado, se sente como parte disso”, relatou. (Assessoria de Imprensa Senadora Soraya Thronicke).

Neste fim de semana, os pré-candidatos a deputados federais e estaduais do União Brasil pelo Mato Grosso do Sul participaram de um workshop político que incluiu os temas media training e mídias sociais. O evento foi realizado no auditório do Novotel, em Campo Grande (MS), na sexta-feira (24) e no sábado (25). A iniciativa foi da presidente estadual do União Brasil-MS, senadora Soraya Thronicke, que acredita ser importante essa capacitação para a campanha eleitoral deste ano. A parlamentar abriu o evento na noite de sexta-feira reforçando que os dois temas são essenciais na campanha política atual. “Sei que os nossos pré-candidatos precisam dessas ferramentas para terem um bom desempenho nas eleições deste ano. Por isso, estou verificando a possibilidade de disponibilizar novos treinamentos nesse sentido para os próximos meses”, informou. Na noite de sexta-feira, a media training Stela Marys abordou sobre o posicionamento do candidato, construção da persona, discursos, argumentações e erros que os candidatos cometem nas redes sociais. A fala de abertura da senadora foi citada como um bom exemplo, pois teve os pontos essenciais para um candidato, como posicionamento, convicção e argumentação. “A senadora foi muito feliz ao falar sobre como a política é muito difícil e que o político precisa se ajustar a certas coisas para ir além. O trabalho do media training é preparar os pré-candidatos a se relacionarem com o público externo, principalmente com a imprensa. Buscamos aperfeiçoar a capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja na hora das entrevistas, em eventos ou em encontros de relacionamento”, detalhou Stela Marys. Já na tarde de sábado, o jornalista Lucas Pimenta realizou uma aula sobre “Não Fazer Política nas Redes Sociais”, citando exemplos do que não fazer nas mídis sociais e os que dão certo para uma narrativa do candidato na Internet. “Geralmente, política e redes sociais são coisas que não combinam. A política nas redes sociais é muito chata, os políticos para tentarem construir uma imagem política esquecem que as redes sociais são entretenimento e emoção”, comentou. Além dos pré-candidatos, assessores também puderam participar da ação, como Elaine Silva, que trabalha com o pré-candidato a deputado estadual Roberto Hashioka. “Campanha política nem sempre a gente tem suporte e apoio, então, quando a gente recebe isso é gratificante, você se sente apoiado, se sente como parte disso”, relatou. (Assessoria de Imprensa Senadora Soraya Thronicke).

por Da Redação
27 de junho de 2022
0

O ministro do Superior Tribunal Federal, André Mendonça, relator da Ação de Inconstitucionalidade 7.015, que contesta o valor da  alíquota...

União Brasil-MS oferece workshop político aos pré-candidatos do partido

União Brasil-MS oferece workshop político aos pré-candidatos do partido

por Da Redação
27 de junho de 2022
0

Neste fim de semana, os pré-candidatos a deputados federais e estaduais do União Brasil pelo Mato Grosso do Sul participaram...

SED convoca candidatos para apresentação de documentos do Processo Seletivo do Projovem Urbano

SED convoca candidatos para apresentação de documentos do Processo Seletivo do Projovem Urbano

por Da Redação
27 de junho de 2022
0

Secretaria de Estado de Educação (SED) e Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) divulgaram no Diário Oficial Eletrônico...

  • Contato
  • Jornal Online
Menu
  • Contato
  • Jornal Online
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Contato
  • Jornal Online
  • Destaques
  • Cidades
    • Campo Grande
    • Bela Vista
    • Jardim
  • Economia
  • Editais
  • Educação
  • Esportes
  • Geral
  • Internacional
  • Polícia
  • Política
  • Politicando
  • Saúde
  • Tecnologia

© 2021 Jornal Estado do Pantanal

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In