27 de junho, segunda-feira, 2022
  • Cidades
    • Bela Vista
    • Jardim
  • Economia
  • Editais
  • Educação
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Jornal Online
Jornal Estado do Pantanal
  • Cidades
    • Bela Vista
    • Jardim
  • Economia
  • Editais
  • Educação
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Jornal Online
  • Login
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Jornal Estado do Pantanal
Inicio Brasil

Mulher vira advogada e condena acusado de matar o pai em 1996

Share on FacebookShare on Twitter

Globo.com

Janicleia Soares escolheu ser advogada em busca de justiça pela morte do pai, quando tinha 14 anos — Foto: Reprodução/TV São Francisco

Uma baiana de Curaçá, no norte do estado, teve o pai assassinado em 1996, quando tinha 14 anos. Em 2012, ela se formou em Direito, virou advogada e, na última terça-feira (27), mais de 20 anos depois, atuou no julgamento que condenou o homem acusado pelo crime.

Após a sentença, que condenou Adão Gonçalves da Silva a 16 anos e quatro meses de prisão em regime fechado, Janicleia de Souza Soares revelou que havia prometido diante do caixão do pai que iria em busca do homem apontado pelo homicídio.

“A promessa que eu fiz no dia da morte dele, no caixão dele, de que a pessoa que cometeu aquele crime iria pagar, iria ser condenado… E ele foi condenado apesar do tempo. Mas a sensação não poderia ser melhor, uma das melhores noites que tive de sono. Botei a cabeça no travesseiro em paz”, disse a advogada, que no júri atuou como assistente de acusação.

Jaime Barbosa Soares foi morto aos 44 anos, deixou esposa e os três filhos, em Curaçá, no norte da Bahia  — Foto: Reprodução/TV São FranciscoJaime Barbosa Soares foi morto aos 44 anos, deixou esposa e os três filhos, em Curaçá, no norte da Bahia  — Foto: Reprodução/TV São Francisco

Jaime Barbosa Soares foi morto aos 44 anos, deixou esposa e os três filhos, em Curaçá, no norte da Bahia — Foto: Reprodução/TV São Francisco

Jaime Barbosa Soares foi assassinado com um tiro no rosto. Ele tinha 44 anos. Adão Gonçalves da Silva era funcionário da vítima e suspeitava de um envolvimento de Jaime com a filha dele, uma adolescente, o que teria motivado do crime. Após a morte de Jaime, Adão fugiu e nunca mais foi visto em Curaçá.

Após a condenação, Janicleia revelou sentir uma sensação de paz e dever cumprido.

“Sentimento de paz, sentimento de Justiça, sentimento de satisfação, de visto o homem que matou meu pai condenado. Uma satisfação só dada por Deus mesmo, uma satisfação de consciência tranquila, de honradez”, afirmou.

Busca por Justiça

Janicleia se formou em Direito em 2012. No ano seguinte, ela procurou o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para saber sobre o processo criminal envolvendo o pai. Na ocasião, ela descobriu que depois de tantos anos, o prazo para julgamento não tinha vencido, porque o suspeito sequer tinha sido ouvido pela polícia.

“Apesar de tantos mandados de prisão dentro do processo, esses mandados não tinham condições de ir para o banco de dados nacional, porque não tinha nem a qualificação completa dele”, explicou Janicleia.

Diante da situação, a advogada se habilitou como assistente de acusação no MP-BA.

Ela conta que há 23 anos a saudade acompanha ela e a família. Além de Janicleia, Jaime Barbosa Soares deixou esposa e outros dois filhos.

Com a perda precoce do pai, Janicleia conta que nasceu nela o desejo por justiça e, para não deixar o caso impune, ela decidiu se formar em Direito. A advogada estudou em Belém do São Francisco, em Pernambuco.

Já em 2014, um ano após ela começar a atuar no caso, um mandado de prisão foi expedido. O nome do acusado, que até então estava foragido, foi para o banco nacional de dados para facilitar a localização dele e, em 2017, o suspeito foi preso na cidade de Ipameri, em Goiás. No ano seguinte, ele foi transferido para o presídio de Juazeiro, no norte da Bahia.

Adão ficou à disposição da Justiça entretanto, para a advogada, faltava o capítulo mais importante da história: o julgamento do homem apontado por matar o pai dela.

Janicleia Soares escolheu ser advogada em busca de justiça pela morte do pai, quando tinha 14 anos  — Foto: Reprodução/TV São FranciscoJanicleia Soares escolheu ser advogada em busca de justiça pela morte do pai, quando tinha 14 anos  — Foto: Reprodução/TV São Francisco

Janicleia Soares escolheu ser advogada em busca de justiça pela morte do pai, quando tinha 14 anos — Foto: Reprodução/TV São Francisco

No julgamento da última terça-feira, o salão do júri ficou lotado. Muita gente acompanhou o desfecho do crime que aconteceu há mais de 20 anos.

Familiares usaram camisas com a foto da vítima e cobraram justiça. Para o comerciante Jairon Souza Soares, filho de Jaime, o sentimento é de orgulho da irmã advogada.

“A sensação de orgulho toma não só a mim, mas toda a minha família. Por ela buscar de forma árdua, de forma serena, sempre a Justiça”, disse Jairon

O promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia fez a acusação de homicídio qualificado por motivo fútil, dificultando a defesa da vítima.

“O processo é claro, de forma que o Ministério Público espera uma resposta a esse crime”, disse Rildo Mendes de Carvalho, promotor de Justiça que atuou no caso.

O advogado do acusado alegou que ele teria agido em legítima defesa. “Ele confessou a autoria do crime, entretanto ele disse em que circunstâncias ele praticou o delito”, argumentou o advogado do réu, Henrique Marcula.

Foram mais de 10 horas de julgamento. Quatro testemunhas de acusação e duas de defesa foram ouvidas. Sete pessoas formaram a bancada do júri. Janicleia se manteve firme a todo momento, mas no final do julgamento, emocionada, ela desabafou e pediu justiça.

“Rezem para que nunca sintam a tristeza que carregamos no peito por 22 anos”, disse.

Após a condenação, Adão Gonçalves da Silva seguiu para o presídio Juazeiro.

+ RECENTES

Riedel e Tereza visitam São Gabriel e Nova Andradina para ouvir trabalhadores e pequenos produtores

Riedel e Tereza visitam São Gabriel e Nova Andradina para ouvir trabalhadores e pequenos produtores

por Da Redação
27 de junho de 2022
0

Continuando a agenda pelo interior do Estado, o pré-candidato do PSDB ao Governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel,...

Neste fim de semana, os pré-candidatos a deputados federais e estaduais do União Brasil pelo Mato Grosso do Sul participaram de um workshop político que incluiu os temas media training e mídias sociais. O evento foi realizado no auditório do Novotel, em Campo Grande (MS), na sexta-feira (24) e no sábado (25). A iniciativa foi da presidente estadual do União Brasil-MS, senadora Soraya Thronicke, que acredita ser importante essa capacitação para a campanha eleitoral deste ano.  A parlamentar abriu o evento na noite de sexta-feira reforçando que os dois temas são essenciais na campanha política atual. “Sei que os nossos pré-candidatos precisam dessas ferramentas para terem um bom desempenho nas eleições deste ano. Por isso, estou verificando a possibilidade de disponibilizar novos treinamentos nesse sentido para os próximos meses”, informou.  Na noite de sexta-feira, a media training Stela Marys abordou sobre o posicionamento do candidato, construção da persona, discursos, argumentações e erros que os candidatos cometem nas redes sociais. A fala de abertura da senadora foi citada como um bom exemplo, pois teve os pontos essenciais para um candidato, como posicionamento, convicção e argumentação.  “A senadora foi muito feliz ao falar sobre como a política é muito difícil e que o político precisa se ajustar a certas coisas para ir além. O trabalho do media training é preparar os pré-candidatos a se relacionarem com o público externo, principalmente com a imprensa. Buscamos aperfeiçoar a capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja na hora das entrevistas, em eventos ou em encontros de relacionamento”, detalhou Stela Marys.  Já na tarde de sábado, o jornalista Lucas Pimenta realizou uma aula sobre “Não Fazer Política nas Redes Sociais”, citando exemplos do que não fazer nas mídis sociais e os que dão certo para uma narrativa do candidato na Internet. “Geralmente, política e redes sociais são coisas que não combinam. A política nas redes sociais é muito chata, os políticos para tentarem construir uma imagem política esquecem que as redes sociais são entretenimento e emoção”, comentou.  Além dos pré-candidatos, assessores também puderam participar da ação, como Elaine Silva, que trabalha com o pré-candidato a deputado estadual Roberto Hashioka. “Campanha política nem sempre a gente tem suporte e apoio, então, quando a gente recebe isso é gratificante, você se sente apoiado, se sente como parte disso”, relatou. (Assessoria de Imprensa Senadora Soraya Thronicke).

Neste fim de semana, os pré-candidatos a deputados federais e estaduais do União Brasil pelo Mato Grosso do Sul participaram de um workshop político que incluiu os temas media training e mídias sociais. O evento foi realizado no auditório do Novotel, em Campo Grande (MS), na sexta-feira (24) e no sábado (25). A iniciativa foi da presidente estadual do União Brasil-MS, senadora Soraya Thronicke, que acredita ser importante essa capacitação para a campanha eleitoral deste ano. A parlamentar abriu o evento na noite de sexta-feira reforçando que os dois temas são essenciais na campanha política atual. “Sei que os nossos pré-candidatos precisam dessas ferramentas para terem um bom desempenho nas eleições deste ano. Por isso, estou verificando a possibilidade de disponibilizar novos treinamentos nesse sentido para os próximos meses”, informou. Na noite de sexta-feira, a media training Stela Marys abordou sobre o posicionamento do candidato, construção da persona, discursos, argumentações e erros que os candidatos cometem nas redes sociais. A fala de abertura da senadora foi citada como um bom exemplo, pois teve os pontos essenciais para um candidato, como posicionamento, convicção e argumentação. “A senadora foi muito feliz ao falar sobre como a política é muito difícil e que o político precisa se ajustar a certas coisas para ir além. O trabalho do media training é preparar os pré-candidatos a se relacionarem com o público externo, principalmente com a imprensa. Buscamos aperfeiçoar a capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja na hora das entrevistas, em eventos ou em encontros de relacionamento”, detalhou Stela Marys. Já na tarde de sábado, o jornalista Lucas Pimenta realizou uma aula sobre “Não Fazer Política nas Redes Sociais”, citando exemplos do que não fazer nas mídis sociais e os que dão certo para uma narrativa do candidato na Internet. “Geralmente, política e redes sociais são coisas que não combinam. A política nas redes sociais é muito chata, os políticos para tentarem construir uma imagem política esquecem que as redes sociais são entretenimento e emoção”, comentou. Além dos pré-candidatos, assessores também puderam participar da ação, como Elaine Silva, que trabalha com o pré-candidato a deputado estadual Roberto Hashioka. “Campanha política nem sempre a gente tem suporte e apoio, então, quando a gente recebe isso é gratificante, você se sente apoiado, se sente como parte disso”, relatou. (Assessoria de Imprensa Senadora Soraya Thronicke).

por Da Redação
27 de junho de 2022
0

O ministro do Superior Tribunal Federal, André Mendonça, relator da Ação de Inconstitucionalidade 7.015, que contesta o valor da  alíquota...

União Brasil-MS oferece workshop político aos pré-candidatos do partido

União Brasil-MS oferece workshop político aos pré-candidatos do partido

por Da Redação
27 de junho de 2022
0

Neste fim de semana, os pré-candidatos a deputados federais e estaduais do União Brasil pelo Mato Grosso do Sul participaram...

SED convoca candidatos para apresentação de documentos do Processo Seletivo do Projovem Urbano

SED convoca candidatos para apresentação de documentos do Processo Seletivo do Projovem Urbano

por Da Redação
27 de junho de 2022
0

Secretaria de Estado de Educação (SED) e Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) divulgaram no Diário Oficial Eletrônico...

  • Contato
  • Jornal Online
Menu
  • Contato
  • Jornal Online
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Contato
  • Jornal Online
  • Destaques
  • Cidades
    • Campo Grande
    • Bela Vista
    • Jardim
  • Economia
  • Editais
  • Educação
  • Esportes
  • Geral
  • Internacional
  • Polícia
  • Política
  • Politicando
  • Saúde
  • Tecnologia

© 2021 Jornal Estado do Pantanal

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In