PRF
O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso do Sul, inspetor Luiz Alexandre Gomes da Silva, participou nesta quinta-feira (29) de uma audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária no Senado Federal promovida pela senadora Soraya Thronicke
A senadora sul-mato-grossense disse ter proposto a conferência depois da divulgação de um levantamento feito pelo Idesf (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras), corporação que fez um levantamento mais detalhado a ação das quadrilhas que praticam o crime.
De acordo com a pesquisa do Idesf, intitulada “O Contrabando de Defensivos Agrícolas no Brasil”, os contrabandistas trazem o agrotóxico do Paraguai e, aqui no país, negociam o produto 30% mais barato do que é cobrado pelos comerciantes brasileiros.
O inspetor Luiz Alexandre destacou que o contrabando de agrotóxicos, a exemplo dos demais crimes de fronteira, acaba por alimentar e fortalecer a rede de crime organizado que promove todo tipo de crime.
Somente no período de janeiro a agosto de 2019, a PRF em Mato Grosso do Sul apreendeu 1.757 kg (mil setecentos e cinquenta e sete quilos) de agrotóxicos contrabandeados.