Com o retorno das três equipes dos Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul que se deslocaram para as cidades afetadas pelo desastre em Rio Grande do Sul, o deputado estadual Lídio Lopes apresentou na Assembleia Legislativa (Alems) Moção de Congratulação aos 20 bombeiros, ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Frederico Reis Pouso Salas e ao governador do Estado, Eduardo Corrêa Riedel.
“Desempenharam um papel crucial ao salvar e resgatar um número significativo de pessoas e animais, além de prestar assistência humanitária em diversas situações”, destacou o deputado estadual, por meio do documento apresentado e aprovado pela Casa de Leis, no dia 4 de junho.
A moção foi intermediada pela vereadora de Guia Lopes da Laguna, Débora Pereira, do Patriota, mesmo partido do parlamentar. “É um grande orgulho termos bombeiros do nosso Estado que ajudaram e se doaram pelas famílias do Rio Grande do Sul num momento de tragédia. Então, conversei com o deputado Lídio e ele se sensibilizou com a bravura dos nossos militares e se dispôs a homenageá-los”.
“Que esta moção sirva como testemunho do profundo apreço e admiração de nosso parlamento pelo excepcional desempenho demonstrado por todos no Estado do Rio Grande do Sul, constituindo-se também como um incentivo significativo para que continuem a trilhar o caminho do sucesso, buscando sempre novos patamares de excelência”, pontuou Lídio Lopes.
Atuação – Durante os resgates, os bombeiros militares sul-mato-grossenses enfrentaram baixas temperaturas e alagamentos. Ao todo salvaram mais de 700 vidas, entre pessoas e animais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O Estado do Rio Grande do Sul afetado pelos eventos climáticos de chuvas intensas ocorridos a partir de 24 de abril de 2024, foi atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III – caracterizados por danos e prejuízos elevados.
Os eventos meteorológicos ocasionaram “danos humanos”, com a perda de vidas, e danos materiais e ambientais, com a destruição de moradias, estradas e pontes, assim como o comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais e a interdição de vias públicas.
Na moção, o parlamentar destaca os nomes os nomes dos 20 bombeiros que estiveram na enchente e a cadela Laika que auxiliou nas buscas de vítimas. O documento será encaminhado para os militares, comandante e governador.
PRIMEIRA EQUIPES DE MS:
CAPITÃO BUENO
TEM. MÉDICO XAUBET
TENENTE PAULO LIMA
SARGENTO ABRAÃO
SARGENTO. J.PAULO
CABO J.GOMES
CABO FIGUEIREDO
CABO RAIFHI
CABO HUGO
SEGUNDA EQUIPE DE MS:
CAPITÃO TRACZ
TENENTE CASTRO
SUBTENENTE N. GONÇALVES
SARGENTO C.MONTEIRO
CABO FIORENZA
CABO PEDRO
CABO MENGEROTTI
SOLADO LUIS LIMA
TERCEIRA EQUIPE DE MS:
SARGENTO KALUNGA
SOLDADO JÉSSICA LOPES
SOLDADO HUMBERTO
LAIKA ( CADELA DE BUSCA)
Editado por Roberta Cáceres