A Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na segunda-feira (27 de maio) a vacinação contra a poliomielite, que causa a paralisia infantil.
Trata-se da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, definida pelo Ministério da Saúde, em consonância com a Secretaria de Estado de Saúde, que será realizada no período de 27 de maio a 14 de junho, sendo o dia 8 de junho o dia “D” de divulgação e mobilização nacional.
No município, são 1.350 doses para crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), conhecida popularmente como gotinha, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha). A mudança está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio.
O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, e em 1994 o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023 o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC)4.
Dessa forma, a Prefeitura de Jardim convoca pais e responsáveis para levarem as crianças para vacinar nas unidades de saúde mais próximas de suas casas. É necessário levar cartão SUS e caderneta de vacinação.
Fonte: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini